Agende uma consulta

CCCV é um pioneiro na Videocirurgia em Pequenos Animais em clinica particular no sul do Brasil

24/12/2021
Marco Aurélio Avendano Motta

 

A cirurgia vídeo laparoscópica, também conhecida como cirurgia minimamente invasiva, é uma modalidade já praticada na rotina da Medicina humana há diversos anos, mas devido ao alto investimento em equipamentos, treinamento e conhecimento, em Medicina Veterinária é praticada em poucos centros cirúrgicos veterinários.

A cirurgia minimamente invasiva tem como maior vantagem a rápida recuperação do paciente. Como a imagem mostrada no vídeo é ampliada em 20 vezes, a visualização dos órgãos é muito melhor, possibilitando maior segurança durante o procedimento. O sangramento torna-se mínimo, as incisões são minúsculas, muitas vezes menores de 1 cm, e o tempo de recuperação é bem menor. Menos dolorosa que a cirurgia convencional (aberta), o paciente retorna mais rapidamente a sua vida normal. Outra aplicação da cirurgia minimamente invasiva é a cirurgia vídeo laparoscópica diagnóstica, utilizada tanto para a exploração do abdômen como do tórax para fim diagnóstico, onde podem ser identificados alterações que raios x , ultrassom e tomografias não conseguem identificar, podendo guiar biópsias, coleta de matérias para citologia, micologia, cultura, entre outros. Tudo com o mínimo trauma ao paciente, visando o seu bem-estar.

No dia 12 de outubro de 2013, foi realizada a primeira ovário salpingo histerectomia vídeo assistida (cirurgia vídeo laparoscópica) em clinica particular no Rio Grande do Sul, no Centro Clinico Cirúrgico Veterinário. A paciente foi uma fêmea felina, de um ano de idade.

Seguindo a rotina pretendia, dia 19 de outubro de 2013, foi realizada mais uma cirurgia vídeo laparoscópica (minimamente invasiva), também com sucesso. O procedimento foi uma ovário salpingo histerectomia (OSH), em uma fêmea canina de 8 meses de idade. Na ocasião, a equipe do programa Estação dos Bichos, exibido pela TV Cidade – Pelotas, acompanhou todo o procedimento. Assista no vídeo a matéria na íntegra.

Marco Aurélio Avendano Motta

Marco Aurélio Avendano Motta